Programa da Chapa

 Conheça o nosso programa!
 
 Condições de trabalho e formação
  • Garantia de Coordenadores pedagógicos em todas as escolas e em todos os turnos, nos termos do Estatuto do Magistério da Bahia que prevê até 6 coordenadores em escolas de porte especial.
  • Segurança nas escolas;
  • Fim da Enturmação;
  • Programa de Formação Continuada de responsabilidade do Estado, no horário de trabalho do(a) educador(a), e quando necessário, liberação da(o) professora(o) com substituição temporária por profissional devidamente habilitado para o exercício da função sem prejuízo de horas/aulas (dias letivos) para os educandos;
Valorização profissional
  • Pela implantação/respeito a Estatutos do Magistério e planos de cargos e salários em todos os municípios e no Estado discutido com a categoria;
  • Lutar pela ampliação dos direitos do plano de cargos e salários;
  • Pelo cumprimento do Piso Nacional, garantindo a remuneração e mínima e a reserva de 1/3 da Jornada para atividade complementar;
  • Luta pela revisão do piso adotando-se os valores defendidos pela CNTE;
  • Aposentadoria imediata para os profissionais que já atingiram o tempo previsto em lei e que desejam se aposentar; com acompanhamento e orientação de advogados do sindicato para os filiados;
  • Respeito aos direitos já garantidos nos Estatuto dos Servidores Públicos;
  • Reintegração de distorções salariais que romperam com os internívies no Estado e em muitos municípios ;
  • Pelo pagamento da URV, com a devida correção e atualização monetária.
  • Convocação imediata dos aprovados no último concurso;
  • Licença prêmio seja automática para gozo ou pecúnia;
  • Mutirão do governo com participação do sindicato para garantir as aposentadorias pendentes;
  • Aposentadoria imediata para os profissionais que já atingiram o tempo necessário e desejam se aposentar;
  • Readaptação profissional sem perdas de  vantagens para os  “readaptados”;
  • Auxílio transporte e alimentação integral, sem cortes nos meses de dezembro e janeiro;
  • Contra a certificação/Avaliação de desempenho como método avaliativo e promocional;
  • Por progressão automática por tempo de serviço;
  • Garantia do enquadramento de quem optar por 40 horas semanais;
  • Redução do interstício para avanço por qualificação profissional, passando de 3 para um ano;
  • Revisão dos reajustes dos últimos anos, com vista a recuperação de perdas e incorporação de ganhos;
  • Pelo imediato pagamento da URV;
  • Pagamento mensal das horas extras;
Saúde do Trabalhador
  • Plano de Saúde com cobertura nacional para os trabalhadores das redes municipais;
  • Ampliação dos direitos e acessos relativos ao Planserv e inclusão de cobertura nacional;
  • Garantia de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos nos planos e com atuação nos locais de trabalho e promover o debate sobre a saúde do(a) trabalhador(a) em educação;
  • Criação de programas específicos para responder as demandas de doenças ocupacionais;  
Defesa da Educação Pública de qualidade
  • Concurso público para a contratação de profissionais efetivos que supra a real necessidade de profissionais da educação e Convocação imediata dos aprovados nos últimos concursos municipais e estadual;
  • Pelo fim dos contratos precarizados (REDA, PST e terceirizações);
  • Legalização do processo de eleição para diretores de escolas;
  • Equipes multidisciplinares de apoio nas escolas compostas por assistentes sociais e psicólogos;
  • Verbas públicas só para escolas públicas;
  • Ampliação dos gastos públicos com educação para 10% do PIB;
  • Ampliação das verbas municipais, estaduais e federais destinadas à educação;
  • Respeito ao número máximo de estudantes/turma/professor/a definidos pela Conferencia Nacional de Educação (de 0-2 anos, 6 a 8 crianças por professor/a; de 3 anos,até 15 crianças por professor/a; de 4-5 anos, até 15 crianças por professor/a; no ensino fundamental: nos anos iniciais 20 estudantes por professor/a; nos anos finais, 25 estudantes por professor/a;  e  no ensino médio e educação superior, até 30 estudantes por professor/a;
  • Sala de aula bem equipadas e com temperatura máxima de 28º como estabelece a Decreto Lei 20.769/1999 do Distrito Federal e na Bahia não pode ser diferente;
  • Garantir que o estado e prefeituras banquem a formação continuada prevista na LDB e feita nos horários de trabalho;
  • laboratórios de informática, com acesso à internet banda larga, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva, atividades culturais, todos com profissionais da área e efetivos;
  • Destinação de 50% da carga horária dos professores para Atividade Complementar (AC);

Democracia e participação na APLB – Sindicato
  • Convocação ampla da categoria para tomada de decisões importantes em congressos ou assembléias gerais realizadas nos 3 turnos, possibilitando a participação de toda a categoria;
  • Realização de Congressos da Categoria a cada três anos como previsto no Estatuto da APLB;
  • Acordos com governos só serão feito nos termos aprovados pela categoria em Assembléias ou congressos e amplamente divulgados no site e nos boletins impressos;
  • Implantação e eleição de representação de base, por escola e órgãos das secretarias de educação (municípios e estado) garantindo a participação da categoria nas discussões promovidas no sindicato;
  • Auditoria pública das finanças do sindicato e prestação de contas imediatamente;
  • Abrir discussão na categoria sobre a importância de participação em uma central sindical e questionamento da forma como a APLB se filiou à CTB;
  • Independência e autonomia em relação a governos e partidos.
  • Luta pelo fim do imposto Sindical e devolução aos associados do percentual do imposto sindical repassado anualmente ao Sindicato;
  • Eleições dos dirigentes regionais feitas nas regionais, desatrelada do restante da Diretoria Executiva, garantindo que cada região possa de fato escolher diretores e suplentes que melhor represente a região;